quarta-feira, 1 de agosto de 2012

TMB - taxa metabólica basal ENTENDA



Conhecer a sua necessidade calórica é essencial para o seu emagrecimento por ser o melhor indício para nortear a sua dieta. A sua necessidade calórica diária depende das atividades que você desempenha e da sua taxa metabólica basal.
Taxa metabólica basal (TMB) é a quantidade de calorias necessárias para manter seu organismo funcionando, considerando que você passa o dia em repouso.
Para calcular sua TMB, faça a seguinte conta:
- Se você é mulher, sua TMB = [247 – (2,67 x idade)] + (401,5 x altura) + (8,6 x peso)
– Se você é homem, sua TMB = [293 – (3,8 x idade)] + (456,4 x altura) + (10,12 x peso)
Nesta equação, a idade é em anos, a altura em metros e o peso em quilos. Então, uma mulher de 30 anos, com 50 kg e 1,60m tem uma TMB = 247 – (2,67×30) + (401,5×1,60) + (8,6×50) = 1239,30 kcal.
Para determinar o total de calorias máximo que pode ser consumido sem engordar, é necessário somar a TMB às calorias gastas com as atividades diárias. Para saber este valor, multiplique o resultado por:
1.0, se você for totalmente sedentário
1.2, se você trabalha em escritório e não pratica atividades físicas
1.4, se você pratica atividades físicas leves e trabalha -( é aqui que eu me enquadro.)
1.6, se você pratica atividades físicas moderadas e trabalha
1.8, se você tem um trabalho pesado (operários de obra, estivadores, etc)
Para perder peso, você precisa de mais uma conta. Considerando que você é a mulher do exemplo e pratica atividades físicas leves e trabalha, seu gasto calórico diário é 1735 kcal. Para emagrecer, você precisa consumir menos que isso.
Fonte segura:http://emboaforma.net 
Eu fiz o cálculo e meu limite calórico deve ser 1429,21 mas para emagrecer devo manter 1200 kcal por dia contando com atividade física mesmo sendo leve.
Bom mesmo detestando matemática vou continuar com lápis e papel na mão e regrando tudo o que comer! Hoje meu consumo calórico foram de 1231 kcal, mas caminhei muito hoje. 
O cardápio já está no link!
BEIJOS MINHAS LINDAS! MAS TARDE PASSO PARA AS VISITAS.

2 comentários:

Simone Gomes disse...

Deu um nó na minha caixola essas contas!!!!Vou tentar fazer,depois te falo.Bjks

Lucélia Pantojo disse...

rsrsrsr é Simone realmente eu também achei complicado, meu marido que me ajudou a fazer. Lembrei da escola, primeiro parênteses depois colchetes etc rsrsrsr
Beijos.