quinta-feira, 9 de agosto de 2012

AÇÚCAR - QUANTO MAIS ESCURO MAIS SAUDÁVEL

As principais diferenças aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional de cada tipo. A regra básica é a seguinte: quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, o refinamento, que a gente explica direitinho no fim do texto. Apesar de esses aditivos deixarem o produto bonitão, eles também "roubam" a maioria dos nutrientes. Só para dar um exemplo, em 100 gramas de um açúcar bem escuro, o mascavo, existem 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 miligramas de fósforo e 346 miligramas de potássio. Para comparar, na mesma quantidade de açúcar refinado, aquele tipo branco mais comum, a gente encontra no máximo 2 miligramas de cada um desses nutrientes. A matéria-prima do nosso açúcar, você sabe, é a cana. Antes de chegar à nossa mesa, a planta passa por diversas etapas de fabricação. Primeiro, ela é moída para extrair o caldo doce. Depois, começa a purificação, em que o caldo é aquecido a 105 ºC e filtrado para barrar as impurezas. Em seguida, o caldo é evaporado, vira um xarope e segue para o cozimento, onde aparecem os cristais de açúcar que a gente conhece. Por último, os tipos mais brancos de açúcar ainda passam pelo refinamento, quando o produto recebe tratamentos químicos para melhorar seu gosto e seu aspecto. O resultado final é o açúcar em cristais, mas, se você moldar e comprimir os cristais com xarope de açúcar, dá para fabricar açúcar em torrões. Além da cana, há açúcar nas frutas e no milho (a frutose) e no leite (a lactose). A beterraba é outra fonte de açúcar, mas tem um processo de extração diferente. Ela é popular na Europa: como lá não tem cana, a beterraba entrou na dança.

Eu estou intercalando o mascavo e o cristal, e estou me dando muito bem. Como disse em um post anterior, não estava me dando muito bem com adoçante então como adoço muito pouco optei por esses dois tipos.
Bom queridas e queridos já visitei alguns de vocês, mais tarde volto com mais visitinhas!
Um ótimo início de noite para todos!

3 comentários:

Marcia disse...

Vc já adoçou café com açúcar mascavo? Fica bom? Só consigo tomar café e chá com adoçante culinário, pq com o adoçante normal fica muito ruim. Talvez o açúcar mascavo seja uma opção, apesar de bem mais calórico ...
Bjs

Sonho de Emagrecer disse...

Amiga obrigada por vc passar no meu cantinho hj, eu li no seu post sobre o açúcar mascavo não é preconceito não rsrsss mas não vou com a cara do dando. Pra te ser sincera eu nunca provei as vezes tenho vontade mas fico com medo de não gostar e tb não gosto de adoçante acho com gosto de remédio...sou chatinha né? Rs é costume mesmo de só usar o refinado. Quanto ao elogio dos 68kg menina vc não imagina há quanto tempo tb queria ver a balança chegar nele mas ta oscilando as vezes vai pra quase 69 mais to firme ja desejando 67 risos... bjos querida.

Emagrecimento Sem Segredos disse...

Bem interessante. Eu não uso açúcar. Nunca tive esse costume. Só uso adoçantes mesmo.

beijos

Valber