quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

XÔ ANSIEDADE - Por Silvia Laura Abrahao Psicologa clinica e professora.

BOM DIA!
Amigas e amigos de peso (ou ex-peso rsrs) hoje trago um texto que se encaixa perfeitamente no meu dia a dia em busca do meu peso ideal, saúde e claro..... auto estima 100%. Creio que a ANSIEDADE tem sido o pior mal que atrapalha nosso processo de emagrecimento ACERTEI?  Por isso leiam e vamos procurar nos esforçar para expulsar, exorcizar, expelir... em fim .... vamos dar um jeito de pelo menos diminuir esse mal ok? Espero que gostem. Por  Silvia Laura Abrahão  blog http://psicoecotidiano.blogspot.com.br
"Até a uns meses atrás seria impossível eu escrever este texto, eu, a dona IMPULSIVIDADE.
No entanto, percebi o quanto eu estava perdendo, o quanto eu estava me desgastando, querendo resolver TUDO pra ontem e do meu jeito.
Comecei a observar que algumas coisas podiam esperar, que eu não era insubstituível e, principalmente que não precisava sempre ter a solução e a ação para todas as situações. FOI UM ALÍVIO!!!!!!
Passei a prestar atenção aos acontecimentos como se eu não participasse deles (pelo menos não como personagem principal), constatei que algumas situações se resolviam sozinhas, que outras, simplesmente, não tinham solução e, sobretudo que outras pessoas tinham ideias geniais para resolver alguns casos.
Neste momento, percebi que a minha mega ultra hiper super impulsividade estava totalmente ligada a ANSIEDADE, aquela emoção chata que faz com que a gente sofra antes da hora, ou mesmo sofra sem precisar, aquela emoção que te leva ao delírio de SUPERIORIDADE: “Ah eu preciso ir lá resolver; ah eu preciso falar isso, ah eu preciso..., eu preciso ...”. Acredite, nós não “precisamos nada”.
A ansiedade nos cega, ou ainda pior, nos faz enxergar sempre a mais feia alternativa como se fosse a nossa única opção, o que nos posiciona como “salvadores da pátria” e isso é pura ilusão. Tudo continuará acontecendo sem a nossa “sempre louvável interseção”. Creiam, tudo sempre se arranja (a não ser você que, muitas vezes, toma o pé pelas mãos e faz/fala um monte de besteira e fica mal depois).
A impulsividade é combatida com o controle da ansiedade, que por sua vez acontece quando, primeiramente você começa a admitir que ela está passando de seu volume”normal”, já que ela não é totalmente ruim, pois nos prepara para situações, onde REALMENTE precisamos agir.
Entretanto, a ANSIEDADE passa a nos prejudicar quando ela começa afetar o nosso dia a dia, o nosso corpo, que piamente responde através da obesidade, da hipertensão arterial, da enxaqueca, etc..
Existem exercícios respiratórios que ajudam, meditação, leituras e até medicamentos (fujam deles), porém a forma mais eficaz, embora mais demorada, é reprogramar a nossa mente. Revise suas crenças, analise FRANCAMENTE seus medos, faça as “mudanças” que julgar necessárias, mas AJA pra você e por você. Não queira resolver o problema da família, da empresa, do amigo, do amante, do papagaio. Não crie expectativas em cima dos outros, espere de você mesmo. APRENDA a dizer não, faça o que você realmente quer e pode fazer. Não se atole no trabalho e/ou em compromissos.
VIVA, simplesmente isso, VIVA. Tudo pode esperar, menos a sua FELICIDADE. "  

EU SEI QUE NÃO É FÁCIL..... MAS NÃO É IMPOSSÍVEL!



10 comentários:

Anete disse...

Texto muito bom, Lucélia! A ansiedade é algo que precisamos controlar/disciplinar diariamente... Ela é terrível e prejudicial...
XÔ ANSIEDADE!!!

** Consegui levar o seu comentário do email p o Vida & Plenitude e respondi também!

Beijos e Um Bom Dia!

Carla Renata disse...

ai lindeza adorei a postagem.. porque pra ser sincera.. ansiedade é a pedra no meu sapato...rs.. bjokas e uma ótima kinta

Tereza disse...

Ótimo texto, eu também já fui bem mais ansiosa, hoje estou me controlando bastante e vejo que melhorou muito com o meu controle na alimentação.
Beijos e uma ótima noite

REINVENTANDO disse...

Post maravilhoso!! Amei..Abraços. Sandra

Anônimo disse...

Nossa minha amiga, que post bacana!!!!

Tem tanta coisa que tá escrito ali que eu preciso interiorizar, tomar posse e aprender... Principalmente a parte que diz "que eu não precisava sempre ter a solução e a ação para todas as situações". Meu marido brinca que eu tenho síndrome de mulher maravilha, pois quero resolver todos os problemas do mundo, mesmo quando isto é impossível. E o pior de tudo, é que quando não consigo, sofro pra caramba!

Obrigada por compartilhar conosco, tão sábias palavras!

Bom final de semana!
Um abraço de ursa!

REINVENTANDO disse...

Passando para te desejar um ´bom final de semana. Abraços.Sandra

Gih disse...

Temos que aprender a controlar o estresse e, para isso, podemos buscar ajuda de profissionais.
Bjo

Como melhor logo emagreco disse...

eu sofri a vida toda com ansiedade, a maturidade me ajudou, ioga é excelente, meditar é sensacional, mas Deus é a melhor coisa sem dúvida...bom final de semana...bjs

Anônimo disse...

Lu, voltei pra dizer q tem um selinho lá no blog pra vc!

Um abraço de ursa!

Unknown disse...

oi, já estou seguindo, adorei teu blog!! Te convido a me seguir tb :) http://artesdaemanuella.blogspot.com.br/
bjs. Emanuella